entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Como domar um carro a 360 km/h nas 24 Horas de Le Mans

Raul Boesel foi o 2º colocado em Le Mans no ano de 1991 e recordou histórias curiosas da prova no Velocidade iCarros

15/06/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Neste final de semana, seria disputada mais uma edição das 24 Horas de Le Mans, uma das três principais provas do automobilismo mundial junto com o GP de Mônaco de F1 a as 500 Milhas de Indianápolis. A pandemia do novo coronavírus impediu a realização da prova neste mês (será disputada uma edição virtual), mas um dos destaques do Brasil na corrida falou com exclusividade ao iCarros sobre a lendária corrida: Raul Boesel.

Leia mais:
+ Conheça 6 carros que fizeram história com Ayrton Senna
+ Como será a nova F1 em 2020: 5 medidas pós-coronavírus
+ F1 Virtual: grid em Baku tem 8 titulares e irmãos Fittipaldi

Campeão Mundial de Endurance em 1987, o piloto foi segundo colocado nas 24 Horas de Le Mans em 1991, o melhor resultado de um piloto brasileiro na história da prova junto com José Carlos Pace, que conseguiu esse mesmo resultado em 1973. Entre diversas histórias sobre os bastidores da corrida, Boesel relembrou de quando precisou se chacoalhar no cockpit para se livrar do sono.

“Eu lembro de ter que andar atrás de um Pace Car, pilotando ali entre 120 km/h e 130 km/h às 9h da manhã, depois da corrida já ter invadido toda a madrugada. Eu estava bem acomodado ali no carro e começou a me dar um sono e foi então que comecei a bater no meu capacete com a mão. ‘Acorda, acorda!’. Imagina ter que chamar no rádio o chefe de equipe e falar que precisava trocar de piloto por causa disso?”, brincou Raul.

Boesel disputou três vezes as 24 Horas de Le Mans: 1987, 1988 e 1991, todos os anos pela Jaguar. “Eu lembro que cheguei a 363 km/h na reta de Le Mans em uma das provas que fiz lá. A sensação de velocidade é realmente incrível”.

Na conversa com o jornalista Rodrigo França no Velocidade iCarros, Boesel também relembrou quando George Harrison, integrante dos Beatles, fez um pedido inusitado para ele.

“O George Harrison sempre gostou de corrida, era amigo pessoal do Emerson (Fittipaldi) e nós tínhamos um patrocinador em comum na época. Eu estava lá próximo dele e fui pedir um autógrafo. Fui e me apresentei: ‘eu sou seu fã’ e logo na sequência ele falou: ‘eu gosto muito de automobilismo, acompanho você também, mas quem é fã de você sou eu!’. Ele pegou aquela câmera de fotografia antiga e falou: ‘eu inclusive queria tirar uma foto aqui com você’. Foi inesquecível”, lembrou Boesel.

Raul também contou histórias sobre F1 e Stock Car. O programa completo está disponível no canal do iCarros no YouTube.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.